Vou treinar, e agora?

Parte I – Saiba quais alimentos consumir para potencializar o seu treino e garantir melhores resultados.

Imagem ilustrativa

Imagem ilustrativa

Por Fernanda Diniz

Especialmente para o site Karina Jornalista

Quando se inicia uma atividade física é comum a mudança de alguns hábitos alimentares no intuito de melhorar os resultados a serem obtidos com a prática do exercício, seja ele emagrecimento ou ganho de massa muscular.

Constantemente vejo muita preocupação com a redução de carboidratos ao longo do dia e aumento do consumo de alimentos proteicos, mas quando falamos das refeições antes e após a atividade física, inúmeras perguntas surgem.

Afinal, por que estas refeições são tão importantes no seu plano alimentar?

Quando alguma atividade física, seja ela qual for, é incluída em nossa rotina, aumentamos o nosso gasto energético. Em função deste aumento do gasto energético, necessitamos de alguns nutrientes específicos que nos darão mais energia durante a atividade física.

Em especial, nesta refeição que antecede o treino, necessitamos de carboidratos complexos como pães, macarrão, arroz, aveia, mandioca, e as famosas tapioca e batata doce. O consumo de carboidratos antes do treino aumenta nosso estoque de glicogênio, existente no fígado e nos músculos, fazendo com que o desempenho durante o exercício melhore.

Nesta refeição também devemos acrescentar alimentos fontes de proteína, como carnes e clara do ovo e, na impossibilidade de incluir estes alimentos, uma dose de Whey Protein também é recomendada para que a necessidade proteica seja suprida.

Alimentos gordurosos devem ser evitados nesta refeição, pois lentificam o esvaziamento gástrico podendo prejudicar o desempenho no treino. Vale lembrar que esta refeição deve ser realizada de 1hora a 1 hora e 30 minutos antes do início da atividade física.

Caso não seja possível realizar uma refeição previamente, a inclusão de suplementos alimentares a base de carboidratos e proteínas é recomendada, cerca de 20 a 40 minutos antes do treino, já que os suplementos têm absorção mais rápida que os alimentos e causam esvaziamento gástrico mais rápido evitando que o exercício seja prejudicado.

Antes do exercício precisamos garantir a hidratação do nosso corpo, pois a baixa ingestão hídrica nesse período também pode comprometer o rendimento do treino. Ingerir entre 300 ml a 1 litro de água é o recomendado.

fer nutricionista

 

* Fernanda Diniz é nutricionista formada pela Universidade do Sagrado Coração e especialista em Nutrição Esportiva pela Universidade de Marília-SP. Atua junto a Max Muscle Nutrição e Saúde na cidade de Marília prestando serviços e orientando os clientes que buscam melhor qualidade de vida.

You may also like...

2 Responses

  1. Michelle diz:

    Adorei! Ontem mesmo estava falando com a minha professora da academia sobre isso.

    • Karina Jornalista diz:

      Oi Mi. Eu também gostei deste artigo porque não sabia que alguns alimentos potencializam o treino. Em breve teremos mais dicas com a Fernanda. Obrigada por comentar. Bjoka

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>