Amaciante Caseiro

Oi gente bonita! Amo quando encontro dicas práticas em blogs confiáveis, assim posso compartilhar com vocês. E o blog Amando o Hoje é especialista nisso, pois a blogueira escreve sobre a sua própria experiência! E a dica de hoje é amaciante caseiro! Se alguém na sua casa tem alergia a alguns produtos de limpeza, não deixe de ler este artigo. O texto é da Michelle Farah Rodrigues. Então Anota aí…

(Foto: divulgação/Amando o Hoje)

Amaciante Caseiro com panos umedecidos (Foto: divulgação/Amando o Hoje)

Eu não sou a pessoa mais naturalista que tem por aí, mas como já comentei com vocês, eu e o meu filho temos alergia a alguns produtos de limpeza (dermatite atópica), então sempre que encontro opções alternativas, menos agressivas, eu as insiro em minha rotina de dona de casa.

E não foi diferente com esse amaciante, que é muito simples, prático e que deve ser utilizado quando você for secar suas roupas na máquina. Ah, isso sem contar que ele ainda ajuda a tirar o cheiro de mofo e de “roupa velha guardada”! 😉

São dois os principais ingredientes: (i) o vinagre – um produto “mil e uma utilidades”, pois aqui em casa mesmo ele é usado na limpeza, nas receitas e até na lavanderia (ele não serve apenas como amaciante, mas até para lavar roupas, e em breve prometo fazer um post sobre isso também). E antes de mais nada, fiquem tranquilos, pois suas roupas não ficarão cheirando a vinagre, não!; e (ii) o óleo essencial – que pode ser qualquer um da sua escolha (cheiro é algo bem pessoal), mas eu optei pelo de Citronela como mais uma forma de precaver contra mosquitos em geral (minha filha é alérgica às picadas deles), em especial o transmissor de dengue, zika e chikungunya, afinal, nunca é demais de prevenir nessas horas!

(Foto: divulgação/Amando o Hoje)

(Foto: divulgação/Amando o Hoje)

Itens necessários:

1/2 xícara de vinagre de álcool

8 gotas de óleo essencial

Paninhos de algodão (eu usei um pano de prato velho, mas você pode usar até mesmo uma camisa, ou aqueles paninhos furadinhos azuis que vendem no mercado e são baratinhos – você pode cortá-los no tamanho aproximado de 10 x 10 cm). Recipiente hermeticamente fechado

(Foto: divulgação/Amando o Hoje)

(Foto: divulgação/Amando o Hoje)

Modo  de preparo:

Corte o pano de algodão em quadrados de cerca de 1 palmo.

Em um recipiente, misture o vinagre e o óleo essencial de sua escolha. Coloque os paninhos dentro dessa solução de forma a umedecê-los. Não é preciso encharcar.

Modo de uso:

Pegue de 1 a 2 paninhos (dependendo da quantidade de roupas a ser seca) do pote, retirando o excesso do líquido (que pode ser despejado no próprio recipiente) e insira-os dentro da máquina de secar roupas, juntamente com as roupas já lavadas e ainda úmidas. Ligue no ciclo normal.

Ao final do uso, você pode retornar esses paninhos utilizados para o vidro. Caso veja que está acabando o líquido em razão do seu uso, basta “reabastecer” novamente.

Viu só? Simples, barato e ainda por cima ecologicamente correto!

 

Fonte: Amando o Hoje

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>