A beleza das esposas

Elisangela Pereira, uma linda mulher que se cuida, mas sabe que a verdadeira beleza está em servir a Deus!
Elisangela Pereira é um exemplo de mulher que se cuida, mas sabe que a verdadeira beleza está em servir a Deus e a sua família!

Por Karina Castilho

“A beleza das esposas não seja o enfeite exterior, como o frisado de cabelos, o uso de jóias de ouro, ou o luxo dos vestidos, mas a beleza interior, no incorruptível traje de um espírito manso e tranquilo, que é precioso diante de Deus… Igualmente, vós, maridos, vivei com elas com entendimento, dando honra à mulher, como vaso mais frágil, e como sendo elas herdeiras convosco da graça da vida, para que não sejam impedidas as vossas orações.” (1 Pedro 3: 3, 4 e 7)

Meditando nesta Palavra, lembrei de algumas mulheres insatisfeitas com o casamento, esposas que não se sentem amadas e valorizadas em seu lar e que às vezes ficam tão feridas que liberam sua dor criticando o esposo; também já ouvi mulheres que dizem: “Em casa sou eu que mando e ponto”; “Meu marido não manda em mim, eu também trabalho, faço de tudo”; “O dia em que meu marido falar mais alto em casa, vai chover canivete”. Frases típicas de mulheres que não conhecem a Palavra do Senhor e nem sequer imaginam o quanto é maravilhoso viver em submissão ao seu esposo (a maioria nem sabe o que isso significa e já dizem não para tal pratica, ou melhor, obediência!). Aliás, preciso fazer uma correção: não são apenas aquelas mulheres que pensam assim, algumas dentro da igreja também têm dificuldades em aceitar e entender esse ensinamento bíblico. Mas para falarmos sobre submissão, teremos que esclarecer muitas dúvidas, correto? Certamente não nos faltará oportunidade.

Voltando a mensagem que quero compartilhar, vamos falar sobre a necessidade de nós, mulheres, vigiarmos quanto as prioridades, especialmente no casamento. Vivemos preocupadas com qual roupa vestir para ficar mais atraente pro esposo, se o cabelo liso é melhor que o cacheado, qual a cor do esmalte da semana, o sapato lindo que está em promoção e tantos outros produtos e ideias que nos convencem a querer melhorar, “investir” no casamento. Isso sem falar na principal delas: o regime, a dieta, perder peso! Este assunto prende a atenção de toda mulher que deseja estar sempre linda para o marido ou para ela mesma. É claro que devemos cuidar do nosso corpo, aparência e saúde, pois a Palavra também ensina que somos templo do Espírito Santo (1 Co 6:19). Devemos, sim, nos amar. Porém, o que tenho visto e ouvido hoje em dia, em todo lugar é apenas isso: aparência!

Várias esposas não estão preocupadas com o comportamento perante Deus e o marido. É raro ver uma mulher disposta a submeter-se à vontade do Pai e agradar seu esposo com um incorruptível traje de espírito manso e tranquilo. Seria muito bom se a conversa e preocupação entre as mulheres também fosse sobre como cuidar melhor do casamento e investir no relacionamento do casal com o Senhor, mas não. Estamos sempre preocupadas com a calça jeans que não serve mais e que o marido vai reparar. Eles não observam esses detalhes do mesmo jeito que nós mulheres, mas acredito que o esposo perceberá uma nova mulher em casa se esta agir em obediência à Palavra de Deus. E os frutos desse reconhecimento são infinitamente maiores e mais gratificantes do que apenas uma aparência produzida.

Dedicar um tempo para cultivar a verdadeira beleza através da oração e de pequenos gestos que colaborem para a harmonia da família, certamente são um convite para o homem honrar sua mulher e ser mais atento à sua fragilidade e ao seu valor. Tal atitude do marido também é benção para ele, pois ao agir dessa forma não há impedimento de suas orações perante o Pai (a Bíblia também nos ensina sobre isso, lembra? Releia o versículo no começo do texto). A minha dica às mulheres é: Leia a Bíblia, vá à Igreja, busque aprender mais do que Deus diz a seu respeito! E claro, cuide-se, faça exercícios, alimente-se bem.

A beleza das esposas vai além do que os olhos vêem, do que o dinheiro pode comprar, do que uma profissão pode oferecer ou até mesmo do que uma dieta pode fazer. Penso que a verdadeira beleza das mulheres consiste em viver a Palavra do Senhor e a Sua vontade, também está em ser honrada, desejada e amada por seu esposo, que certamente anseia voltar para casa depois de um longo dia de trabalho e encontrar, além de uma mulher bonita, uma esposa segundo o coração de Deus. Cultive a verdadeira beleza em seu casamento. Cultive a verdadeira Vida em sua vida!

Graça e paz!

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>