Dois Ps

Imagem ilustrativa

Imagem ilustrativa

“Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça”. (2 Tm 3:16)

Você acabou de ler um texto da Bíblia. Seria um hábito seu ou foi só ocasional?Seja como for, o que você fará como que leu? Existem várias maneiras de lidar com o que a Bíblia diz. Uma delas é simplesmente passar por cima e esquecer tudo no momento seguinte. Pode-se também achar a leitura muito interessante e lembrar dela como lembramos de um romance ou filme, por exemplo. Ou ainda procurar extrair alguma lição do que se leu. Entretanto o propósito da Bíblia vai mais longe – o objetivo é que coloquemos em prática tudo aquilo que ela nos ensina. É nesse ponto, porém, que começam os problemas. Muitas vezes, as instruções que recebemos ali são bastante incômodas – requerem atitudes que mexem com nosso orgulho e nossos desejos, passam pela humilhação diante de Deus –  e então tentamos fugir delas. Na verdade isso é tolice, porque o resultado da sujeição ao que Deus quer é uma vida nova em paz com Ele e sob sua orientação, mas… parece mais fácil achar algum jeitinho de contornar a questão.

O versículo 8 do texto de hoje descreve isso (Leia Jeremias 8: 4-9). tToma-se a Palavra de Deus e, em vez de colocá-la em prática, tenta-se entendê-la de outra forma: escrevem-se comentários, fazem-se ressalvas, dá-se o dito pelo não dito e acaba-se concluindo algo bem diferente do sentido original. Geralmente aquilo soa muito sábio e piedoso, mas na verdade só reduz as lições de vida dadas por Deus a fórmulas externas bonitas, mas vazias. Os dois Ps – Palavra e a Prática – precisam andar juntos e em harmonia. Qualquer outra coisa é perda de tempo ou algo pior.

O versículo em destaque acima mostra a que se destina a Palavra de Deus. Para que ela cumpra seu propósito e seja proveitosa para nós, é preciso permitir que ela faça em nós – ponto por ponto – tudo aquilo que se diz ali e seguir o que recomenda o versículo abaixo. Vale a pena!

“Sejam praticantes da Palavra, não apenas ouvintes, enganando-se a si mesmos”. (Tiago 1:22)

* Extraído do Devocional Presente Diário. Direitos reservados à Rádio Trans Mundial. A RTM é parceira do site karinajornalista.com

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>