Provado para ser Aprovado

bible

Por Karina Castilho

Quando ouvi essa expressão “provado para ser aprovado”, confesso que fiquei pensativa por alguns instantes  porque me trouxe a memória o fato das pessoas, incluindo a mim, cansarem de esperar por algo chamado ‘Promessas de Deus’. Resistir ao famoso teste do tempo quando estamos ali, tão limitados e frágeis, não é lá uma tarefa muito fácil. Mas temos algo valioso do Senhor que são as suas Palavras e promessas para nós. Talvez por isso aceitamos o desafio de esperar, mas nem sempre o de ser provado.

A Bíblia nos relata grandes momentos de desafios. Observe a vida de Jó. Homem temente a Deus que amava ao Senhor, mas que também passou por uma das mais fortes provações, e foi aprovado. Podemos voltar um pouco mais nas Escrituras e observarmos Moisés: um homem que caminhou 40 anos no deserto para chegar à terra prometida. E olha que ele nem chegou a entrar nessa terra. Mas lembra-se do Monte Sinai? Foi para Moisés que Deus entregou os 10 mandamentos, além de tantos outros milagres e relatos da mão forte do Senhor sobre sua vida. Moisés, um homem que teve uma amizade com o Altíssimo. Que privilégio! Ainda preciso dizer que ele era um servo aprovado por Deus?

Também temos outro exemplo, o profeta Elias. Ele foi provado para ser aprovado. A rainha quis matar Elias e ele fugiu para preservar a própria vida. Como nos sentiríamos se soubéssemos que a autoridade máxima de uma nação está querendo nos matar? Será que suportaríamos tal provação? O profeta Elias “correu” para preservar a própria vida, mas sabemos que ele confiava no Senhor, tanto que Deus proveu até o seu alimento diário. Quando Elias reconheceu sua limitação e confiou no Senhor, ele foi aprovado por Deus.

Esses homens e tantos outros confiaram em Deus e sabiam que algo tremendo e maior Ele ainda realizaria. E Ele o fez: Jesus Cristo, nosso Salvador! Podemos observar através desses exemplos o quão incontáveis são os feitos do Senhor, seus livramentos, Palavras e promessas para o Seu povo. Mas, como esses homens mencionados e tantos outros puderam ou conseguiram resistir ao teste do tempo e esperar a promessa de Deus se cumprir em suas vidas? O que nos faz pensar que conseguiremos viver as promessas do Senhor como Jó, Moisés ou Elias?

Penso que podemos encontrar a resposta na certeza de que o Senhor é o mesmo e não muda. Ele disse que Nele não há variação de dúvidas. Ele é o mesmo ontem, hoje e sempre. Essa é uma certeza para o nosso coração, pois assim como o Senhor abençoou esses homens, nós também podemos ser tocados pela graça do Pai. E ainda temos a Palavra de vida que Deus nos dá em Jeremias: “Eu é que sei que pensamento tenho sobre vós, pensamentos de paz e não de mal”.

Você gostaria de ser aprovado por Deus? Respire. Você certamente será provado! Acredito que muitos já questionaram sobre o por quê de ser provado para ser aprovado. Penso que muitas pessoas querem a bênção e não o abençoador, querem ser abençoadas, libertas, curadas, mas só algumas aceitam ter um compromisso, um relacionamento com Deus. Penso nessa hipótese baseado no que diz a Palavra: “Sê fiel até a morte e dar-te-ei a coroa da vida”. Esta promessa não é para os que desejam somente a coroa da vida ou querem apenas “dar uma voltinha na igreja”. Mas é para aqueles que permanecem firmes e fiéis, meus amados. São para esses a aprovação de Deus!

Quando tudo passar e você já estiver sido provado, acredite! A promessa da Palavra prevalecerá, ela resiste ao teste do tempo, supera dores e insatisfações, alivia o coração oprimido, fortalece o abatido! O Senlhor é um Deus de aliança. Muita paz, força, saúde, estratégias e amor para que você vença em Jesus! Dedique-se a conhecer mais de Deus, dedique-se àquilo que agrada ao coração do Pai. Comece hoje esse desafio, anime-se! O Senhor fará de você uma pessoa melhor e mais forte a cada dia. Aceite ser provado para ser aprovado.

“Deleita-te também no Senhor, e Ele concederá os desejos do teu coração”. (Salmos 37.4)

Graça e paz!

You may also like...

2 Responses

  1. Daniela Marcatto diz:

    Amém. É isso mesmo.
    Animada para isso.

    • Karina Castilho diz:

      Amém, Dani. É desafiador, mas o cuidado do Senhor e a Sua Palavra nos fortalece. Que Deus abençoe muito sua vida! bjoka

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>